Cantinho da Criança

DANIEL E OS ELEFANTES

Era uma vez um menino chamado Daniel que morava numa casa junto ao mar. Um dos seus passatempos preferidos era apanhar conchas na praia, olhar as ondas do mar e imaginar que elas o levavam a todas as praias do mundo.

Um dia, já ao fim da tarde, Daniel saiu de casa e dirigiu-se à beira mar. Foi caminhando ao longo da praia à procura de conchas como sempre fazia e colocava-as num cestinho. Nesse dia, encontrou uma concha diferente de todas as outras. Era rosada, lisa e lembrava-lhe um animal. Os seus olhitos vivos estavam curiosos e, depois de observarem bem a concha, foi a vez da sua boca esboçar um lindo sorriso quando Daniel exclamou:

- É um elefante! Esta concha tem a forma de um elefante!
O seu espanto foi ainda maior quando a concha falou com ele.

- Sim Daniel, tens razão. Sou um elefante em forma de concha e posso transformar-me num elefante verdadeiro. Só preciso da tua ajuda.

- Eu ajudo-te, mas... como é que sabes o meu nome?

- Foram estas ondas que me disseram. Sei que gostas muito de vir aqui, por isso, resolvi fazer-te uma visita. Gostavas de conhecer a minha terra?

- Sim. Mas tu não moras ao pé do mar, pois não? Quando vejo elefantes na televisão nunca estão numa praia.

- Pois não, não moro na praia como tu. Mas o país onde vivo, o Quénia, é banhado pelo Oceano Índico e tem praias muito bonitas. A minha casa fica no interior do país e é imensa e vasta como os lindos céus e horizontes da minha África.

- Tu levas-me lá? Que tenho de fazer?

- É simples - disse o elefante. - só tens de me colocar debaixo da tua almofada quando fores dormir. Quando acordares já estarás no Quénia.

- Está bem. - concordou Daniel.

E assim fez. Depois de jantar lavou os dentes, vestiu o pijama e foi logo para o quarto. A mãe até achou estranho, mas Daniel disse que estava cansado e a mãe ficou convencida.

A concha-elefante estava muito silenciosa, mas o menino fez o que prometeu e colocou-a debaixo da almofada. Estava tão excitado que nem conseguia dormir, mas assim que fechou os olhos adormeceu, para acordar logo de seguida numa das magníficas planícies africanas.

O seu amigo elefante, um macho bebé de oito meses, estava junto dele e disse-lhe que se encontravam no Parque Nacional de Amboseli, o actual território da sua família.

- Ó elefante! A tua terra é tão linda! O céu é tão azul como as ondas do mar e as nuvens são tão brancas que até parecem lagos de leite.

- Ainda bem que gostas. Olha, agora vamos ter com a minha família. Se me demoro muito elas ficam preocupadas. Sabes, nós os bebés, somos muito protegidos pelas nossas mães, irmãs, tias e primas. Como o caminho ainda é grande, podes subir para o meu dorso, assim não te cansas e ficas mais seguro.

Ao dizer isto, o elefante baixou-se e Daniel trepou para as suas costas, agarrando-se muito bem às grandes orelhas do amigo para não cair.

Foram andando e passaram por umas acácias onde um bando de leões dormia a sesta, quando Kigori disse a Daniel:

- Só faltam dez quilómetros. Já consigo ouvir a minha família. Vou dizer-lhes que vais comigo.

- É estranho! - exclamou o menino. - Não ouvi nada!

- Eu sei. Os humanos não ouvem a nossa linguagem infrasónica.

Comunicamos através de vinte e cinco sinais diferentes que podem ser ouvidos a mais de dez quilómetros de distância.

- A tua família é muito grande? Achas que a tua mãe não se importa que eu vá contigo?

- Não tenhas medo! Nós os elefantes somos muito sociáveis e carinhosos. Como és uma criança, todos te vão proteger e se ficares no meio do grupo estarás a salvo dos leões, dos leopardos, das hienas e dos outros animais.

- Quantos anos tens?

- Anos?! Ainda só tenho oito meses.

- És tão grande! Se tu és assim, o teu pai deve ser enorme.

- Sim, o meu pai deve ser muito grande, mas eu não conheço o meu pai.

- Não? - perguntou Daniel muito admirado.

- Não! - exclamou Kigori despreocupado. - Os machos adultos não fazem parte do grupo. Apenas permanecem com a fêmea durante os dois dias de acasalamento. Eu faço parte de uma das cinquenta famílias de Amboseli. Moro com a minha mãe, a minha irmã, tias e primas e com alguns primos ainda jovens. Ao todo somos quinze e é a minha avó que nos guia.

- A tua avó?

- Sim, é a avó Duma que nos avisa quando há perigo e todos temos

muito respeito por ela. Também é ela que sabe onde encontrar comida e água. A avó tem uma óptima memória e sabe localizar as

áreas por onde passaram os nossos antepassados.

- Olha Kigori! Ali à frente! É a tua família?

- Sim, - disse ele muito contente. - é a minha família!

Quando se aproximaram, Kigori apresentou Daniel à sua mãe N’Gaia, à sua irmã Kahli, à sua tia Mary, ao seu primo Kenny, à avó Duma e aos outros membros da família.

Mary ofereceu-se para transportar Daniel enquanto Kigori era amamentado pela mãe. Mary explicou-lhe que aos seis meses os bebés já comem vegetação, mas alimentam-se do leite da mãe até mais tarde.

Depois foram brincar com os primos de Kigori e apresentaram Daniel ás girafas, aos macacos e aos pássaros. Daniel divertiu-se muito com as brincadeiras das crias, que fingindo que estão a lutar, agitam as trombas, abanam as orelhas e batem-se com as suas grandes cabeças!

- Kahli, diz a Kigori e aos outros que se juntem ao grupo pois está na hora do banho. - ordenou Duma à sua neta.

Enquanto se dirigiam para as margens do pântano, N’Gaia explicou a Daniel que os banhos na lama, além de muito divertidos

são muito importantes: - É assim que nos refrescamos, e quando a lama seca mata os parasitas e protege-nos das picadas dos insectos.

Daniel viu que os elefantes bebem muita água (entre 60 a 90

litros por dia) e achou muita piada à maneira como cada um suga a água com a sua tromba e despeja-a depois na boca. Os mais novos divertem-se imenso, correndo atrás dos companheiros e deliciando-se com os enormes jorros de água que os atingem.

Depois de beber, chega a hora de comer. O resto do dia foi passado em busca de alimento. O grupo dirigiu-se à floresta e Daniel viu os seus amigos alimentarem-se de ervas, folhas, raízes, cogumelos e cascas de árvores.

- Agora já sei porque precisam de uma tromba tão grande -disse ele quando viu um elefante a tirar um tronco de árvore do caminho para que Kigori e os outros bebés pudessem passar.

- É preciso ter muita força para fazer isso!

- Sim! - respondeu Eronko, um jovem macho de dez anos nossa tromba é muito útil. Com ela podemos cheirar, emitir sons, beber água, apanhar comida, arrastar árvores e também apanhar pequenas folhas delicadamente.

- E para que servem os teus dentes, Eronko? - perguntou Daniel.

- As nossas presas têm várias funções. Com elas podemos acumular os alimentos, remover a lama, escavar caminhos ou encontrar água. Também nos servimos delas para intimidar ou atacar os nossos inimigos ou rivais.

- Uma vez, o meu pai disse-me que os vossos dentes são de marfim e que por causa do marfim, os homens gananciosos e maus matam os elefantes só para venderem o marfim. É verdade?

- Sim Daniel, infelizmente o que o teu pai disse é verdade. - respondeu Duma, a elefante matriarca. - Os homens são muito cruéis, porque já mataram e continuam a matar muitos animais como nós. Apesar de alguns humanos fazerem acordos e criarem reservas para nos protegerem, ainda existem caçadores malvados que nos perseguem e matam. Vários países africanos proibiram a exportação do marfim. No entanto, ainda somos alvo das armas dos caçadores furtivos. - concluiu Duma entristecida.

Os lindos olhos de Daniel também ficaram expressivamente tristes. Apesar de não passar de uma criança, sentiu que os seus novos amigos corriam perigo. Foi com toda a ternura e alegria das crianças, que o menino se dirigiu à grande matriarca e lhe tocou carinhosamente na tromba. Os seus olhos alegraram-se e um lindo sorriso iluminou-lhe o rosto quando disse:

- Sabes Duma, gostei muito de vos conhecer e nunca me vou esquecer deste dia. Obrigado por me teres dado esta oportunidade Kigori.

- Serás sempre bem vindo! - respondeu o jovem elefante meigamente.

- Está na hora de voltares a casa. - disse N’Gaia - A tua mãe já deve estar preocupada.

- Anda Daniel, vou levar-te até ao rio e o rio vai levar-te ao mar. - disse o seu amigo Kigori.

E quando a manada de elefantes o deixou junto ao imenso rio, o dia chegou ao fim. Daniel viu os seus grandes amigos pela última vez à maravilhosa luz do belo pôr do sol Africano. Sentiu-se comodamente transportado pela corrente e deitou um último olhar àquele sítio magnífico. Já só via as grandes sombras ao longe que agitavam as trombas e, desta vez, o seu coração de menino escutou uma mensagem de alegria e esperança, acompanhada pelo som mágico dos tambores africanos que se ouviam por toda a savana.

De repente, ficou tudo escuro, mas aos poucos foi acordando com os raios de sol que lhe banhavam o rosto, com o barulho das ondas que lhe cantavam baixinho e com o movimento da água que lhe molhava os pés numa suave carícia. Daniel deu por si estendido na areia branca e lisa da sua conhecida praia. Teria sido um sonho? Talvez, mas a concha-elefante ainda estava no seu cestinho, quem sabe à espera de mais uma aventura ...